Elliott mira PepsiCo com participação de US$4 bi; ações sobem
(Reuters) - A Elliott Management divulgou nesta terça-feira uma participação de US$4 bilhões na PepsiCo , lançando uma campanha para recuperar o crescimento e aumentar o preço das ações da fabricante

(Reuters) - A Elliott Management divulgou nesta terça-feira uma participação de US$4 bilhões na PepsiCo , lançando uma campanha para recuperar o crescimento e aumentar o preço das ações da fabricante de bebidas.
A participação na PepsiCo, uma das maiores da Elliott, ocorre num momento em que a empresa enfrenta a demanda instável por seu negócio de salgadinhos e busca uma mudança para bebidas e refrigerantes mais saudáveis para atender às mudanças nas preferências dos consumidores.
As ações da empresa saltaram 6% no início do pregão, depois de perderem cerca de um quarto de seu valor desde que atingiram o recorde de alta em maio de 2023.
Elliott destacou a unidade de bebidas da PepsiCo na América do Norte como uma empresa de baixo desempenho, dizendo que o crescimento e as margens estavam atrasados em relação aos seus pares devido a erros estratégicos, perdas de espaço no mercado de refrigerantes e a introdução de novas marcas e produtos que "prejudicaram o foco e a execução".
A PepsiCo deveria avaliar uma possível re-franquia de sua rede de engarrafamento, nos moldes da rival Coca-Cola , disse Elliott.
A PepsiCo não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
A estratégia de ativismo da Elliott também ganhou as manchetes no ano passado, quando a firma de investimentos revelou uma participação de US$5 bilhões na Honeywell e orquestrou a dissolução da fabricante de maquinário pesado.
"Com a mentalidade certa e um plano de recuperação adequadamente ambicioso, a PepsiCo representa hoje uma rara chance de revitalizar uma empresa líder global e liberar um valor significativo para os acionistas", escreveu a Elliott em sua carta.
Há cerca de uma década, o investidor ativista Nelson Peltz liderou uma campanha malsucedida para fazer com que a PepsiCo separasse sua unidade de bebidas, que enfrentava dificuldades, de seu negócio de salgadinhos, que é mais forte e abriga marcas como Lay's e Doritos.
(Reportagem de Juveria Tabassum em Bengaluru; reportagem adicional de Akash Sriram)