Para saber mais acesse o nosso site.
JornalZ

Conecte-se a rede do seu provedor para acessar o conteúdo completo

Economia

Exportação de açúcar do Brasil tem maior volume em 7 meses em junho; soja tem leve queda

(Reuters) - A exportação de açúcar do Brasil somou 3,36 milhões de toneladas em junho, aumento de 5,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, apontou nesta sexta-feira a Secretaria de Comércio

JornalZ

'
'

(Reuters) - A exportação de açúcar do Brasil somou 3,36 milhões de toneladas em junho, aumento de 5,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, apontou nesta sexta-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O volume se configurou na maior exportação do país, maior exportador global de açúcar, desde novembro do ano passado, quando o Brasil exportou 3,39 milhões de toneladas, segundo dados da Secex.

O crescimento dos embarques acontece à medida que a colheita de cana-de-açúcar no centro-sul se desenvolve.

Os embarques de junho de açúcar também superaram em cerca de 1 milhão de toneladas os totais registrados em maio.

Já a exportação de soja brasileira somou 13,42 milhões de toneladas, contra 13,96 milhões no mesmo período do ano passado, apesar de o Brasil ter colhido uma safra recorde em 2025.

A Secex também relatou uma queda de 23% nas exportações de carne de frango in natura do Brasil para cerca de 314 mil toneladas, contra mais de 400 mil toneladas no mesmo período do ano passado, à medida que embargos às exportações brasileiras por diversos importadores, por conta de um caso de gripe aviária em granja comercial, que impactaram os embarques.

Após a resolução do caso de gripe aviária, alguns países já anunciaram a retirada de embargos, o que deve limitar as perdas nas exportações nos próximos meses.

Na quinta-feira, o Ministério da Agricultura informou que mais sete países retiraram as restrições de exportação à carne de aves brasileira impostas após o registro do caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul em maio.

(Por Roberto Samora)