Uganda prevê aumento de 15% na produção de café em 2025/26
KAMPALA (Reuters) - Uganda projeta que sua produção de café no ano-safra de 2025/26 (outubro-setembro) aumentará 14,8% em relação ao período anterior, impulsionada pelos rendimentos das áreas com

KAMPALA (Reuters) - Uganda projeta que sua produção de café no ano-safra de 2025/26 (outubro-setembro) aumentará 14,8% em relação ao período anterior, impulsionada pelos rendimentos das áreas com lavouras mais novas, disse uma autoridade sênior do Ministério da Agricultura nesta quinta-feira.
O país da África Oriental é o principal exportador do grão do continente e cultiva predominantemente a variedade robusta.
A produção e os volumes de exportação têm aumentado acentuadamente nos últimos meses, em função da alta global dos preços do café e das colheitas extras de novas árvores.
No ano-safra de 12 meses que vai até setembro, Uganda espera produzir 9,3 milhões de sacas de 60 kg de café, acima da previsão de 8,1 milhões de sacas no período anterior, disse à Reuters Gerald Kyalo, comissário do departamento de café do Ministério da Agricultura.
"O principal motivo é o aumento do plantio. Muitos fazendeiros plantaram café que, segundo nossa previsão, entrará em produção este ano e, inevitavelmente, também aumentará as exportações", disse ele.
Ao longo dos anos, o governo do presidente Yoweri Museveni vem distribuindo mudas gratuitas para agricultores para expandir sua área ou abrir novas terras agrícolas.
O governo também tem ajudado os agricultores com fertilizantes gratuitos a fim de ajudar o país a atingir sua meta de produzir 30 milhões de sacas por ano até 2030.
Nos 12 meses até agosto, Uganda faturou US$2,2 bilhões com suas exportações de café, um aumento de 57% em relação ao período anterior, de acordo com dados do ministério.
(Reportagem de Elias Biryabarema)