Impacto de paralisação do governo dos EUA foi pior que o esperado, diz assessor da Casa Branca
WASHINGTON (Reuters) - O impacto da paralisação do governo dos EUA é muito pior do que o esperado, mas a economia norte-americana provavelmente se recuperará rapidamente assim que ele terminar, disse
WASHINGTON (Reuters) - O impacto da paralisação do governo dos EUA é muito pior do que o esperado, mas a economia norte-americana provavelmente se recuperará rapidamente assim que ele terminar, disse nesta sexta-feira o conselheiro econômico da Casa Branca, Kevin Hassett.
Os projetos de construção estão começando a desacelerar e o setor de viagens está sendo afetado, disse Hassett em entrevista à Fox Business Network.
"O setor de viagens e lazer está sendo duramente atingido neste momento, e se continuar sendo afetado, se a situação das viagens aéreas piorar por mais uma ou duas semanas, então podemos dizer que haverá pelo menos uma recessão no curto prazo", disse.
No entanto, Hassett, que é diretor do Conselho Econômico Nacional, não chegou a afirmar que qualquer setor da economia norte-americana estivesse em recessão, não indo tão longe quanto o secretário do Tesouro, Scott Bessent, na semana passada.
O mercado de trabalho está um pouco mais fraco, em parte devido à incerteza causada pela paralisação do governo, disse Hassett no programa "Mornings with Maria".
Ele afirmou ainda estar desapontado após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, ter dito que a instituição poderia suspender o processo de cortes das taxas de juros em dezembro.
Em declarações posteriores à imprensa na Casa Branca, Hassett afirmou esperar que a economia dos EUA se recupere rapidamente assim que ocorrer a reabertura do governo federal.
(Reportagem de Doina Chiacu)