Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.


Por Johann M Cherian e Ragini Mathur
9 Fev (Reuters) - O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde de fechamento nesta segunda-feira, acompanhando uma recuperação global do mercado acionário após a liquidação da semana passada, com investidores voltando sua atenção para balanços corporativos e as atividades de negociação, incluindo resultados otimistas do UniCredit, o segundo maior banco da Itália.
O STOXX 600 fechou em alta de 0,70%, a 621,41 pontos.
As ações globais vêm se recuperando de um período de volatilidade na semana passada, provocado por preocupações com a inteligência artificial (IA) atrapalhando os negócios tradicionais de software, mesmo com líderes do setor, como Alphabet e Amazon.com , estabelecendo novas metas de gastos para desenvolver a tecnologia.
A recuperação de sexta-feira ajudou o STOXX 600 a registrar um ganho semanal, embora a incerteza em torno do setor de tecnologia continue em foco.
“Há um pouco menos de preocupação com alguns dos piores temores em relação à IA, embora o raio de preocupação em torno da IA tenha começado a crescer recentemente”, disse Kathleen Brooks, diretora de pesquisa da XTB.
“Portanto, agora há preocupações sobre quem serão os perdedores no mundo da IA, e não se trata apenas dos vencedores, como tem sido há muito tempo.”
O setor de tecnologia registrou um ganho de 0,9% nesta segunda-feira.
Enquanto isso, o UniCredit subiu 6,7% após elevar sua previsão de lucro e anunciar que, por enquanto, manterá as participações em empresas do mesmo setor adquiridas sob o comando do presidente-executivo do banco, Andrea Orcel, ao mesmo tempo em que flexibilizará os critérios para negociações completas.
O setor bancário subiu 2,2% e o índice de referência da Itália ficou entre os melhores desempenhos nas principais bolsas europeias.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,16%, a 10.386,23 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,19%, a 25.014,87 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,60%, a 8.323,28 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 2,06%, a 46.822,81 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,40%, a 18.195,10 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,13%, a 8.991,17 pontos.