Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.


Por Erwin Seba
HOUSTON, 20 Fev (Reuters) - Os preços do petróleo Brent subiram no final do dia de sexta-feira, com os investidores preocupados com uma possível ação militar dos Estados Unidos, enquanto o presidente Donald Trump pressiona a República Islâmica a interromper o desenvolvimento de armas nucleares.
Os futuros do petróleo Brent fecharam a US$71,76 por barril, com alta de 0,14%. O petróleo West Texas Intermediate dos EUA fechou a US$66,39 por barril, com queda de 0,06%.
Durante a maior parte da sexta-feira, o Brent e o WTI estiveram em queda, com o mercado aguardando os desdobramentos da disputa entre o Irã e os EUA.
"Estamos presos entre a expectativa do que vai acontecer com os EUA e o Irã e a negação de que um ataque vai acontecer", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group.
O mercado de petróleo ignorou a decisão da Suprema Corte dos EUA que considerou inconstitucional o uso de uma lei por Trump para cobrar tarifas em emergências nacionais, disse Flynn.
“A decisão sobre as tarifas não pareceu nos afetar muito”, disse ele. “Acho que há uma sensação de que as tarifas serão aplicadas de outra forma.”
Ao longo da semana, o Brent e o WTI subiram mais de 5%.
Trump disse esta semana que “coisas ruins” aconteceriam ao Irã se não houvesse um acordo para acabar com o desenvolvimento de armas nucleares pela República Islâmica.
O ministro das Relações Exteriores do Irã disse nesta sexta-feira que esperava ter uma contraproposta pronta nos próximos dias, após as negociações nucleares desta semana, enquanto Trump disse que estava considerando ataques militares limitados.
(Reportagem de Erwin Seba, Anna Hirtenstein em Londres, Laila Kearney em Nova York e Trixie Yap em Cingapura)