Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.


Por Michael S. Derby
10 Fev (Reuters) - A presidente do Federal Reserve de Cleveland, Beth Hammack, disse nesta terça-feira que o banco central dos Estados Unidos não tem urgência em alterar a configuração da taxa de juros este ano, em meio a uma perspectiva “cautelosamente otimista” para a atividade econômica.
Dadas as perspectivas prováveis, “podemos ficar em espera por um bom tempo” no que diz respeito à definição da faixa da taxa de juros, disse Hammack no texto de um discurso preparado para a Ohio Bankers League, em Columbus, Ohio.
“Acredito que estamos em uma boa posição para manter a taxa de juros neste nível e ver como as coisas se desenrolam”, com a política monetária provavelmente em uma configuração que não restringe nem impulsiona a atividade econômica, disse ela.
“Em vez de tentar ajustar a taxa de juros, prefiro pecar pela paciência enquanto avaliamos o impacto das recentes reduções e monitoramos o desempenho da economia”, disse Hammack, acrescentando que “uma taxa de juros estável refletiria desenvolvimentos econômicos positivos”.
Hammack, que tem direito a voto no Comitê Federal de Mercado Aberto, responsável pela definição da taxa de juros, disse que apoiou a decisão do banco central de manter a meta para a taxa de juros entre 3,5% e 3,75% no final de janeiro.
O Fed reduziu os juros em 75 pontos-base no ano passado, buscando impulsionar um mercado de trabalho em desaceleração e, ao mesmo tempo, manter restrições suficientes para levar a inflação de volta à meta de 2%, que vem sendo ultrapassada há anos.
Hammack tem sido cética em relação aos cortes nos juros, dada a dinâmica da inflação. Autoridades do Fed previram cortes para este ano, mas deram poucas orientações sobre o momento certo em comentários recentes.