Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.


SÃO PAULO, 9 Fev (Reuters) - A exportação de soja do Brasil somou 236,7 mil toneladas por dia útil na primeira semana de fevereiro, volume que está 26,4% abaixo da média diária do mesmo mês do ano passado, segundo números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) publicados nesta segunda-feira.
Em fevereiro do ano passado, a média diária do mês completo foi de 321,4 mil toneladas.
A indicação de eventuais embarques mais fracos na comparação anual surpreende, na medida em que se espera exportação mais elevada em fevereiro ante 2025, já que a colheita de soja do Brasil está mais adiantada na comparação anual e, além disso, o volume total da safra deve ser recorde.
A despeito da comercialização mais lenta por produtores, a grande safra permitirá volumes maiores em fevereiro, segundo analistas.
Mas os dias têm sido chuvosos, o que tende a interromper os embarques nos portos.
Conforme dados da agência marítima Cargonave, desde janeiro, os portos de Santos e Paranaguá estão sofrendo as maiores interrupções devido às chuvas.
Em fevereiro, o tempo continuou chuvoso, afetando as exportações, afirmou a Cargonave, ao ser procurada.
A exportação de soja do Brasil deve alcançar 11,42 milhões de toneladas em fevereiro, aumento de 1,7 milhão de toneladas na comparação com o mesmo período do ano passado, estimou na semana passada a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que deve atualizar as projeções na terça-feira.
A Secex não divulga a média diária do mesmo período do ano passado.
Considerando essa média, o total de embarques efetivados em fevereiro, em cinco dias úteis, é de 1,18 milhão de toneladas. Em todo o mês de fevereiro no ano passado, segundo a Secex, o Brasil exportou 6,4 milhões de toneladas.
(Por Roberto Samora)