Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

SÃO PAULO, 15 Dez (Reuters) - Analistas consultados pelo Banco Central seguiram reduzindo suas expectativas para a inflação e cortaram a perspectiva para a taxa básica de juros Selic em 2026, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.
Depois de o BC ter mantido a Selic em 15% em sua última reunião do ano, na semana passada, o levantamento mostrou que os economistas veem nova manutenção em janeiro. Mas eles passaram a ver a taxa ao final de 2026 em 12,13% na mediana das projeções, depois de terem elevado a estimativa na pesquisa anterior para 12,25%.
A ata do encontro será divulgada na terça-feira e pode trazer mais indicações sobre a trajetória futura da política monetária, depois de o BC ter reforçado que a manutenção desse nível por período bastante prolongado é a estratégia adequada para levar a inflação à meta, sem sinalizar quando poderá iniciar um ciclo de cortes nos juros.
A pesquisa, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA este ano caiu a 4,36%, de 4,40%. Para 2026 a estimativa passou a 4,10%, de 4,16%.
O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Para o Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas de crescimento permaneceram em 2,25% e 1,80% respectivamente neste ano e no próximo.
(Por Camila Moreira)