Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

CANBERRA, 1 Dez (Reuters) - A Austrália elevou sua previsão para a produção nacional de trigo nesta temporada em cerca de 1,8 milhão de toneladas métricas, para 35,6 milhões de toneladas, consolidando as expectativas de uma safra abundante que vai se somar à grande oferta global e deve pressionar os preços.
Em um relatório trimestral de safra, a agência governamental Abares também elevou suas projeções para a safra de cevada da Austrália em cerca de 1,1 milhão de toneladas, para 15,7 milhões de toneladas, e para a produção de canola em cerca de 800.000 toneladas, para 7,2 milhões de toneladas.
A Austrália é um dos maiores exportadores mundiais das três culturas e está praticamente na metade de sua safra 2025/26.
A oferta abundante ajudou a empurrar os futuros de referência do trigo em Chicago em outubro para seu nível mais baixo desde 2020. Os preços da cevada e da canola estão se mantendo mais altos, com a cevada em particular tendo fundamentos de oferta e demanda mais firmes.
"A produção nacional da safra de inverno foi revisada para cima", disse a Abares, sigla para Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics and Sciences.
Segundo ele, isso se deveu às chuvas oportunas na primavera em estágios críticos de crescimento e às temperaturas amenas da primavera na maioria das regiões de cultivo.
A produção de trigo deve ficar 4% acima dos 34,1 milhões de toneladas do ano passado, 29% acima da média de dez anos e a terceira maior para qualquer estação já registrada, segundo a Abares.
A produção de cevada deve ficar 18% acima das 13,3 milhões de toneladas de 2024/25, 33% acima da média de dez anos e ser a maior de todos os tempos.
A safra de canola está a caminho de ser a segunda maior já registrada, superando em 13% as 6,4 milhões de toneladas do ano passado e em 50% a média de dez anos, segundo a ABARES.
A mediana das estimativas de cinco analistas, pouco antes de a Abares publicar seus números, era de que a Austrália produziria 36,1 milhões de toneladas de trigo, 15,75 milhões de toneladas de cevada e 6,9 milhões de toneladas de canola nesta temporada.
(Reportagem de Peter Hobson)