Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

Por Robert Harvey e Liz Hampton
DENVER, 15 Dez (Reuters) - Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira, enquanto investidores equilibravam expectativas com as interrupções relacionadas à escalada das tensões entre Estados Unidos e Venezuela com preocupações com excesso de oferta e impacto de um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia.
Os contratos futuros do petróleo Brent caíram 0,92%, para fechar a US$60,56 por barril, e o petróleo West Texas Intermediate dos Estados Unidos fechou a US$56,82 por barril, com queda de 1,08%.
Ambos os contratos caíram mais de 4% na semana passada, pressionados pelas expectativas de um excedente global de petróleo em 2026.
As exportações de petróleo da Venezuela caíram drasticamente desde que os EUA apreenderam um navio-tanque na semana passada e impuseram novas sanções a empresas de navegação e navios que fazem negócios com a produtora de petróleo latino-americana, de acordo com dados de navegação, documentos e fontes marítimas.
O mercado está monitorando de perto os acontecimentos e seu impacto sobre o fornecimento de petróleo. A Reuters informou que os EUA planejam interceptar mais navios que transportam petróleo da Venezuela após a apreensão do petroleiro, intensificando a pressão sobre o presidente venezuelano Nicolas Maduro.
A empresa petrolífera estatal venezuelana PDVSA sofreu um ataque cibernético, segundo informou nesta segunda-feira, e os navios-tanque que deveriam buscar petróleo no país estavam fazendo inversões de marcha à medida que as tensões aumentavam.
(Reportagem de Robert Harvey em Londres, Yuka Obayashi em Tóquio, Siyi Liu em Cingapura e Liz Hampton em Denver)