Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

A cerimônia de entrega dos prêmios Oscar será transmitida com exclusividade pelo YouTube a partir de 2029, informou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nesta quarta-feira (17).
O novo acordo, com duração de vários anos, faz com que a mais prestigiosa cerimônia de premiação da meca do cinema americano seja exibida apenas em uma plataforma de streaming pela primeira vez, encerrando uma relação de décadas com a emissora americana ABC.
"Estamos entusiasmados em iniciar uma parceria global multifacetada com o YouTube para que ele se torne o novo lar do Oscar e da nossa programação anual da Academia", afirmaram em um comunicado o diretor-executivo da Academia, Bill Kramer, e a presidente da instituição, Lynette Howell.
Os Prêmios da Academia, que reconhecem o melhor do cinema, são assistidos por cerca de 20 milhões de espectadores nos Estados Unidos, além de muitos outros ao redor do mundo.
O contrato com a ABC para a transmissão da cerimônia termina em 2028, com a 100ª edição do evento. O canal pertence ao grupo Disney.
O novo acordo com o YouTube, controlado pelo Google, marca uma mudança radical de rumo para a cerimônia e para uma indústria que acompanha atentamente o impacto das plataformas de streaming no cinema.
Hollywood enfrenta desafios nos últimos anos ao lidar com os novos hábitos das gerações mais jovens de espectadores.
A edição deste ano da cerimônia do Oscar foi assistida por 19,69 milhões de pessoas, número impulsionado pela decisão de transmiti-la pela primeira vez na plataforma Hulu, também da Disney, simultaneamente à exibição na ABC.
A Disney afirmou que essa edição foi a mais assistida em cinco anos, apesar de a transmissão pelo Hulu ter sido afetada por problemas técnicos que impediram alguns espectadores de acompanhar os prêmios finais.
Há uma década, assistiam à transmissão da cerimônia de entrega dos prêmios da Academia cerca de 40 milhões de espectadores.
amz/sst/pr/dga/lm/mvv