Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

O ator alemão Udo Kier, cujo carisma o transformou em uma figura cult tanto no cinema independente quanto no cinema de Hollywood, morreu aos 81 anos na Califórnia, informou a revista americana Variety.
Com uma carreira de mais de meio século, Kier apareceu em dezenas de filmes - frequentemente roubando a cena com sua presença inconfundível. O ator estabeleceu uma parceria com o diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho e fez participações em "Bacurau" (2019) e "O Agente Secreto" (2025).
O ator ganhou fama na década de 1970 com interpretações cult de Frankenstein e Drácula, trabalhando ao lado de Andy Warhol e Rainer Werner Fassbinder.
Seus traços pálidos e a intensidade teatral rapidamente o destacaram no mundo do cinema independente e underground.
Kier confessou que, para interpretar Drácula, se alimentou apenas de salada de folhas e água por uma semana, em uma tentativa de emagrecer rapidamente quase 5kg. Isso levou o ator a passar um tempo em uma cadeira de rodas devido à fraqueza.
Ele também apareceu em diversos filmes dirigidos pelo diretor dinamarquês Lars von Trier, incluindo 'Manderlay' (2005) e 'Ninfomaníaca: Volume 1', de 2013.
Kier também atuou em filmes de grande bilheteria, como 'Ace Ventura: Um Detetive Diferente', 'Armageddon' e 'Blade', frequentemente interpretando vilões, pessoas excêntricas ou figuras sobrenaturais.
Nascido Udo Kierspe em Colônia, em 1944, e resgatado dos escombros após um ataque aéreo atingir um hospital durante a II Guerra Mundial, Kier cresceu na austeridade da Alemanha do pós-guerra antes de se mudar para Londres aos 18 anos para aprender inglês.
Ele viajou pela Europa e pelos Estados Unidos ao longo de sua carreira, antes de se estabelecer em Los Angeles e, posteriormente, em Palm Springs.
Conhecido por sua personalidade extravagante e amor pela vida noturna, Kier certa vez brincou: "Eu gostava da atenção. Foi por isso que me tornei ator".
O ator morreu em Palm Springs, segundo a revista Variety, que citou o parceiro de Kier, o artista Delbert McBride. A causa da morte não foi informada.
vbw/fz/phz/jmo/fp
Entre na sua conta e tenha acesso completo às matérias exclusivas.
