Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras vitae gravida odio.

ESTOCOLMO, 15 Jan (Reuters) - A Ericsson planeja cortar cerca de 1.600 postos de trabalho na Suécia, disse a fabricante de equipamentos de telecomunicações nesta quinta-feira, redobrando as recentes medidas de corte de custos que a ajudaram a enfrentar uma desaceleração nos gastos com telecomunicações.
A Ericsson vem reduzindo constantemente o número de funcionários nos últimos três anos para manter a lucratividade, enquanto enfrenta uma desaceleração nos gastos com 5G e o impacto das tarifas de importação dos EUA.
"A notificação na Suécia é uma das várias iniciativas globais destinadas a melhorar a estrutura geral de custos da empresa para manter investimentos importantes que garantirão nossa competitividade e liderança tecnológica", disse um porta-voz da empresa à Reuters em um comunicado enviado por email.
A Ericsson apresentou uma notificação ao Serviço Público de Emprego da Suécia e iniciou negociações com os sindicatos relevantes.
"As iniciativas para aumentar a eficiência operacional continuarão em todo o grupo, mas não serão anunciadas separadamente", disse a empresa em um comunicado.
Na Suécia, onde a Ericsson está sediada, a empresa já havia anunciado planos para demitir 1.400 funcionários em 2023 e 1.200 em 2024.
Em 31 de dezembro, o grupo empregava cerca de 90.000 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 12.600 na Suécia. Isso se compara aos quase 100.000 funcionários de três anos atrás.
(Reportagem de Anna Ringstrom, em Estocolmo, e Gianluca Lo Nostro, em Gdansk)